duzzo@duzzo.com.br

Home » Sem categoria » Imposto de Renda 2015: saiba o que instalar e como entregar a declaração

Imposto de Renda 2015: saiba o que instalar e como entregar a declaração

Chegou a hora de acertar contas com o leão. O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2015 começou no dia 2 de março e vai até 30 de abril. Se você ainda não se preparou, veja a seguir tudo o que é preciso para instalar no seu PC para fazer e enviar a declaração.

Saiba o que instalar e como entregar a sua declaração IRPF 2015 (Foto: Reprodução/Receita Federal)
Saiba o que instalar e como entregar a sua declaração IRPF 2015 (Foto: Reprodução/Receita Federal)

Aplicativos necessários

Para fazer sua declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2015, você só precisará instalar dois programa no seu computador: o IRPF 2015 Receita Federal, para fazer o preenchimento e o Receitanet, para fazer o envio da declaração para a Receita Federal.

Para instalar os programas, você pode acessar a página do IRPF (receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015).

Na hora de baixar, se você tiver alguma dúvida sobre o processo, basta dar uma olhada nos vídeos da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015) ou nos tutoriais do TechTudo.

O programa é o mesmo para todos os sistemas?

A Receita Federal disponibiliza todos os programas necessários à confecção e envio da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Esses programas estão disponíveis em versões para Windows, Linux, Solaris, Mac e multiplataforma, essa última, é uma opção em Java que pode ser usada para instalar nos principais sistemas de desktop da atualidade.

IRPF possui uma versão multiplataforma (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
IRPF possui uma versão multiplataforma (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para completar, também existem ainda versões feitas para serem instaladas em dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, entretanto, essas opções possuem algumas limitações.

Declaração e envio

O processo se resume a apenas duas etapas: o preenchimento e o envio da declaração. Nessa primeira etapa, você usa o programa IRPF para digitar suas informações, recebimentos, deduções e qualquer outra informação que a Receita exija. É sempre bom lembrar que o preenchimento deve ser feito sob a orientação de um profissional qualificado, para que o usuário não corra o risco de cair na malha fina.

Depois disso, é preciso fazer a verificação de pendências da declaração e se houver algum erro de preenchimento, o programa informará e mostrará o que precisa ser feito, fornecendo os links para cada uma das informações problemáticas. Conserte todos os erros e você então poderá gravar a declaração.

Verificando erros na declaração (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Verificando erros na declaração (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A segunda etapa do processo é o envio, que pode ser feito dentro do próprio programa que chama o Receitanet para realizar a ação. Assim que você enviar a declaração, poderá imprimi-la junto com o recibo de entrega.

Enviando a declaração (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Enviando a declaração (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Quais benefícios de fazer a declaração via aplicativo de celular?

Apesar de existir uma versão mobile do IRPF, ele só entrega/envia declarações de 2013 e 2014. Por enquanto, esse app serve apenas para iniciar um rascunho da declaração 2015. Posteriormente, esse rascunho pode ser importado para o IRPF no PC. Ou seja, o aplicativo é apenas um recurso para iniciar a declaração ou acompanhar seu processamento usando o celular ou tablet.

Penalidades

Se você está atrasado na confecção de sua declaração, lembre-se que quem enviar a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberá mais cedo as restituições do Imposto de Renda (caso tenham direito a ela). Além disso, se você perder o prazo e enviar a sua declaração após a data limite, terá que pagar multa mínima de R$ 165,74. Por isso, pegue suas informações, baixe e instale os programas, preencha e envie a sua o mais rápido possível.

Também é muito importante lembrar que se você tiver dificuldades para fazer a sua declaração, procure um profissional especializado ou consulte o manual do programa e a página da Receita Federal.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/imposto-de-renda-2015-saiba-o-que-instalar-e-como-entregar-declaracao.html

Deixe uma resposta