A Samsung revelou nesta semana um display transparente e outro espelhado, com uma tecnologia OLED. As novidades foram anunciadas e exibidas durante a feira Retail Asia Expo 2015, em Hong Kong, e elas chamaram a atenção dos visitantes. Mas afinal, que tecnologia é esse que permite tornar TVs transparentes e espelhadas? Veja como elas funcionam e as suas funcionalidades.
Samsung mostrou tela com transparência de mais de 40% (Foto: Divulgação/Samsung)
Chamada de Mirror Display, as telas espelhadas tem mais de 75% de nível de reflexão, ou seja, 50% a mais do que telas espelhadas em LCD, e uma palheta de cores muito maior, assim como o contraste e o tempo de resposta. O primeiro televisor espelhado com OLED do mundo sequer precisa de uma luz traseira para exibir imagens, ao contrário da LCD.
Segundo a Samsung, a ideia é de que estas telas possam até substituir os espelhos tradicionais, oferecendo informações inteligentes e digitais “para consumidores mais sofisticados”. Quem sabe, por exemplo, uma análise das roupas, um taggeamento das vestimentas que estão sendo usadas ou algo parecido.
Mas como essa "mágica" acontece? Tanto esse display como o transparente usam a tecnologia Real Sense da Intel, que pode permitir que as telas sejam usadas como plataformas de visualização digital. Isso permite inúmeras novas funções para as TVs e a Samsung promete que as telas possibilitarão experiências customizadas diferenciadas, personalizadas para cada usuário. As pessoas poderão, por exemplo, “experimentar” roupas que estão em uma versão digital na rede, olhando-as em seu corpo pela tela.
Tela espelhada pode até substituir espelhos "de verdade" (Foto: Divulgação/Samsung)
As duas telas têm ainda controle por voz e gesto, reprodução de vídeo Full HD. O display transparente, por sua vez, tem também uma quantidade de cores bem maior do que as telas LCD deste tipo, promete uma melhor claridade e ângulos de visão mais abertos. Sua transparência é de 40%, bem maior do que os 10% de modelos LCD.
Ficou animado com a tecnologia? Agora resta saber como e quando estas telas serão usadas em um televisor de verdade para que os usuários possam comprar. Até o momento, ainda não há informações sobre isso.