Como muitos de vocês, eu sempre busco coisas novas para poder melhorar a maneira como minha empresa funciona. E uma das coisas mais ineficientes que vejo líderes de empresas fazerem é prevenir que seus colaboradores trabalhem além da conta. Muitos líderes esquecem que o sucesso não é determinado apenas pelas horas em que um funcionário passa dentro de um escritório. Na verdade, trabalhar por longas horas é a causa de muitas “fritadas” em empresas novas ou em crescimento. E nenhum lugar é tão assim quanto numa startup de tecnologia.
Enquanto semanas de trabalho cada vez mais longas são regra nas startups mais quentes do Vale do Silício, pesquisas mostram de novo e de novo que esse tipo de prática vai contra a retenção de colaboradores, sufoca o recrutamento de talentos, deixam o ambiente de trabalho aleijado e é uma das principais razões da morte da inovação e produtividade de uma empresa. Para parar de matar nossas próprias empresas, mais líderes executivos, como eu, estão fazendo algo radical. Nós estamos diminuindo os “5 dias de trabalho semanais”.
Das 9h às 17h, 5 dias por semana é um produto da Revolução Industrial. Enquanto seja melhor que 6 vezes por semana que nossos ancestrais fazendeiros praticavam, não faz mais sentido usar a mesma regra para os dias de hoje na “Economia da Informação”. Ao invés de trabalhar cinco dias, na minha empresa mantemos os trabalhos por quatro dias e não 5 porque nós sabemos que o trabalho feito na Economia da Informação não é o mesmo que fábricas ou indústria. Enquanto uma hora numa fábrica permita produzir mais componentes, outra hora extra num MacBook não irá render mais R$3.000,00 de faturamento. Nós acreditamos que pessoas inteligentes podem fazer cinco dias em quatro. Simples assim. Além disso, quatro dias de trabalho permite a medida suficiente de tempo de descanso para que os colaboradores voltem ao trabalho renovados e motivados para voltar ao trabalho. Não importa o tamanho da sua empresa, trabalhar em semanas mais curtas pode acarretar em um grande sucesso.
Aqui vai uma planta baixa de como você também pode, com sucesso, implementar 4 dias de trabalho numa semana de trabalho.