O anúncio de que o Instagram vai mudar o algoritmo do feed provocou uma correria entre os perfis de marcas e celebridades para que seus seguidores ativassem notificações. Muitos usuários também ficaram com medo de terem suas fotos e vídeos deixadas em segundo plano e serem vistos por ainda menos gente. No entanto, o que a maioria não sabe é que essa mudança não será feita da noite para o dia.
Por enquanto a implementação do algoritmo está em fase de teste e ativa apenas a um grupo limitado de pessoas. A rede social não definiu uma data para que o novo feed chegue a todos os usuários.
A mudança no algoritmo vai mudar radicalmente a forma como as pessoas visualizam conteúdo na rede social. Até agora as fotos e vídeos apareciam em ordem cronológica, conforme a hora em que foram postadas. O novo feed do Instagram vai alterar a sequência natural das imagens, passando a mostrar primeiro o conteúdo que o algoritmo julgar mais relevante para o usuário naquele momento.
A novidade causou histeria entre os usuários do Instagram, já que um dos pontos a ser levado em consideração pelo algoritmo será a interação, como curtidas e comentários com a conta, as fotos e os vídeos – a versão web, inclusive, ganhou uma central de notificações parecida com a do Facebook.
O medo é de que o Instagram fique parecido com o Facebook, e que os perfis maiores, com muito seguidores, se sobressaiam entre os outros – ou os perfis menores e com menos seguidores tenham que pagar publicidade se quiser aparecer para mais gente.
No entanto, não há como afirmar como ficará o feed de fotos e vídeos com essa mudança. O Instagram ainda não mostrou como o algoritmo funcionará já que a rede social ainda está colhendo feedback dos usuários em que ele já está ativo, em um teste feito com um grupo bastante reduzido de pessoas.
Instagram não ‘voltou atrás’
Ou seja, você ainda não tem com o que se preocupar e não há nada que indique ou comprove que o Instagram “voltou atrás com a decisão”. A ideia é ir liberando o novo algoritmo aos poucos, para que o impacto seja menor. Isso não será de uma noite para o dia e os usuários poderão ir se adaptando. Além disso, a empresa pode ajustar o feed conforme receber o feedback negativo e positivo dos usuários.
No Twitter, a rede social reafirmou que, por enquanto, o algoritmo do Instagram ainda não foi modificado. O que não quer dizer que ele não será. No anúncio da última terça-feira (16) a rede social já previa que a mudança levaria semanas, ou mesmo meses.
Em nota ao TechTudo, o Instagram reafirmou que pretende seguir com os planos de mudar o feed.
“Não houve mudança alguma. Desde o começo foi planejado que o teste começaria com um pequeno grupo. Depois da fase de testes, que deve durar semanas ou meses, vamos avisar a todos quando a mudança for efetivamente acontecer. Tudo continua como anunciamos”, disse um porta-voz.
Qual o motivo da mudança no Instagram?
A justificativa para mudar o feed de fotos e vídeos, segundo a plataforma, está no fato de que os usuários não conseguem ver mais de 70% das imagens e vídeos que são publicados. “É importante ressaltar que todas as publicações das pessoas que você segue estarão lá, apenas em uma ordem diferente”, explicou a rede social em comunicado no blog oficial (blog.instagram.com), na ocasião.
Ainda de acordo com o Instagram, isso significa que se o seu músico favorito compartilhar um vídeo do show da noite passada, a publicação estará esperando por você quando acordar, independentemente de quantas contas você segue e em qual fuso horário vive. Ou que, por exemplo, quando a sua melhor amiga publicar uma foto você não irá perder. Resta esperar pela mudança, nas próximas semanas.
Fonte: TechTudo