Os drones atuais já fazem muito mais que voar e gravar vídeos. Alguns podem proteger a sua casa, outros entregar encomendas. A fabricante chinesa Ehang resolveu entrar no espírito inovador e mostrou na CES, em Las Vegas, o protótipo do 184, o primeiro drone que pode carregar pessoas em seu interior. O robô é bem maior que os comuns, e chamou muito a atenção durante a feira.
O aparelho tem um funcionamento muito simples: o passageiro escolhe a distância que quer percorrer e aperta um botão que faz o drone decolar. Depois, quando ele chegar ao destino, é só apertar um segundo botão para pousar. O robozão, que só pode carregar um viajante por vez, é capaz de voar por 23 minutos e chega a uma velocidade de 100 km/h.
A Ehang diz que o drone é bem seguro para voar, com vários dispositivos de segurança que garantem o robô no ar por mais tempo mesmo acabando a bateria, por exemplo. Mas o brinquedo não inspira muita confiança e, em uma primeira olhada, parece que o usuário vai precisar de muita coragem para se arriscar em um desses.
Ainda não existe previsão de lançamento para o 184, muito menos preço. Até porque ele ainda é um protótipo, e precisa de aperfeiçoamento. Ainda assim, ele é bem interessante para mostrar como a tecnologia dos drones está evoluindo tão rapidamente, a ponto de imaginarmos estar voando em um desses em um futuro próximo.