Chegou a hora de acertar contas com o leão. O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2015 começou no dia 2 de março e vai até 30 de abril. Se você ainda não se preparou, veja a seguir tudo o que é preciso para instalar no seu PC para fazer e enviar a declaração.
Aplicativos necessários
Para fazer sua declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2015, você só precisará instalar dois programa no seu computador: o IRPF 2015 Receita Federal, para fazer o preenchimento e o Receitanet, para fazer o envio da declaração para a Receita Federal.
Para instalar os programas, você pode acessar a página do IRPF (receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015).
Na hora de baixar, se você tiver alguma dúvida sobre o processo, basta dar uma olhada nos vídeos da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015) ou nos tutoriais do TechTudo.
O programa é o mesmo para todos os sistemas?
A Receita Federal disponibiliza todos os programas necessários à confecção e envio da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Esses programas estão disponíveis em versões para Windows, Linux, Solaris, Mac e multiplataforma, essa última, é uma opção em Java que pode ser usada para instalar nos principais sistemas de desktop da atualidade.
Para completar, também existem ainda versões feitas para serem instaladas em dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS, entretanto, essas opções possuem algumas limitações.
Declaração e envio
O processo se resume a apenas duas etapas: o preenchimento e o envio da declaração. Nessa primeira etapa, você usa o programa IRPF para digitar suas informações, recebimentos, deduções e qualquer outra informação que a Receita exija. É sempre bom lembrar que o preenchimento deve ser feito sob a orientação de um profissional qualificado, para que o usuário não corra o risco de cair na malha fina.
Depois disso, é preciso fazer a verificação de pendências da declaração e se houver algum erro de preenchimento, o programa informará e mostrará o que precisa ser feito, fornecendo os links para cada uma das informações problemáticas. Conserte todos os erros e você então poderá gravar a declaração.
A segunda etapa do processo é o envio, que pode ser feito dentro do próprio programa que chama o Receitanet para realizar a ação. Assim que você enviar a declaração, poderá imprimi-la junto com o recibo de entrega.
Quais benefícios de fazer a declaração via aplicativo de celular?
Apesar de existir uma versão mobile do IRPF, ele só entrega/envia declarações de 2013 e 2014. Por enquanto, esse app serve apenas para iniciar um rascunho da declaração 2015. Posteriormente, esse rascunho pode ser importado para o IRPF no PC. Ou seja, o aplicativo é apenas um recurso para iniciar a declaração ou acompanhar seu processamento usando o celular ou tablet.
Penalidades
Se você está atrasado na confecção de sua declaração, lembre-se que quem enviar a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberá mais cedo as restituições do Imposto de Renda (caso tenham direito a ela). Além disso, se você perder o prazo e enviar a sua declaração após a data limite, terá que pagar multa mínima de R$ 165,74. Por isso, pegue suas informações, baixe e instale os programas, preencha e envie a sua o mais rápido possível.
Também é muito importante lembrar que se você tiver dificuldades para fazer a sua declaração, procure um profissional especializado ou consulte o manual do programa e a página da Receita Federal.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/imposto-de-renda-2015-saiba-o-que-instalar-e-como-entregar-declaracao.html